Requisitos para cumprir os regulamentos de portas corta-fogo

Como medida de segurança contra incêndios, em Espanha,asportas corta-fogo são de uso obrigatório em portas de entrada e saída pedonais, industriais, comerciais e de garagem. E como qualquer elemento obrigatório, existe um conjunto de normas e condições para o seu fabrico, aquisição, utilização e manutenção. Vejamos a seguir quais são os requisitos para cumprir as normas de portas corta-fogo.


Normas espanholas sobre portas corta-fogo

A norma harmonizada UNE EN 16034:2015 estabelece amarcação CE obrigatória de portas corta-fogo. Para isso, a norma estabelece os requisitos que devem ser cumpridos em termos de desempenho e segurança, de forma a facilitar a transparência e o cumprimento rigoroso da certificação de portas corta-fogo em todos os estados pertencentes à comunidade europeia.

A Norma UNE 13501-2 classifica os produtos de construção quanto ao comportamento ao fogo, levando em consideraçãointegridade (E)da estrutura para reter a transferência de chamas e fumaça, capacidade de proteger a ignição da superfícieou isolamento térmico (I) e nível doradiação térmica (W) para limitar a transmissão do fogo para o outro lado da porta. Este último nem sempre é necessário para obter o relatório ou certificado de classificação.

Por outro lado, as portas corta-fogodeve ser inspecionado regularmente. A UNE 23740-1 estabelece os requisitos específicos para a instalação, uso e manutenção de portas corta-fogo. Como elementos de proteção passiva, a inspeção e controle deste tipo de invólucro deve ser registrado e, na medida do possível, recomenda-se que a manutenção seja realizada por uma equipe de profissionais.

É importante ressaltar a inspeção regular de todos e cada um dos componentes e acessórios da porta RF. Como há elementos da porta que não se vêem a olho nu e outros que nem sempre requerem manutenção, há peças que podem estar deterioradas, que não são eficazes e que ninguém reparou.


¿As portas corta-fogo devem estar fechadas?

portas corta-fogo simdeve ser fechado por segurança. É um problema comum que as portas de acesso às escadas fiquem abertas, devido à passagem constante de pessoas. No entanto, esse é um problema que coloca em risco a segurança de todos no prédio.

Existem portas que devem estar abertas devido às condições do edifício. Nesse caso, use umeletroímã para porta corta-fogo, que ajuda a mantê-las abertas e ao detectar a presença de fogo ou fumaça, fecha as portas automaticamente.

Lembre-se que se houvesse um incêndio, as portas abertas não seriam capazes de cumprir a função para a qual foram projetadas e o fogo passaria por todas as seções do edifício sem nenhum controle.


¿O que solicitar ao comprar um portão de RF para verificar sua segurança?

Para verificar se a porta atende aos critérios de comportamento ao fogo exigidos pelo projeto, quandocompre uma porta corta fogo o fabricante ou fornecedor deve fornecer toda a documentação relevante que o comprove, os mais importantes são:

  • certificado do teste, que deve ser emitido por um organismo credenciado com menos de 10 anos. Neste certificado é necessário detalhar a resistência ao fogo de acordo com a UNE EN 1634-1 de acordo com a UNE EN 13501-2, com os ensaios de:
    • Resistência ao fogo (classificação EI2 t)
    • Durabilidade do fechamento automático (ciclos de abertura e fechamento C)e)
  • marcação CE, com a declaração de desempenho da porta corta-fogo que se encontra estabelecida na normativa em vigor. Isso inclui oMarcação CE de acessórios fundamentos e hardware opcional.
    No caso dos tipos de portas corta-fogo que não contemplem seus benefícios em norma harmonizada da Marca CE, deverá ser fornecido Certificado de Aptidão Técnica, registrado pelo Ministério da Habitação de acordo com o CTE.

Consulte o nosso catálogo de portas corta-fogo. E se necessita de portas corta-fogo para a sua casa, empresa, armazém, escritório, centro logístico, etc., mas não sabe que requisitos devem cumprir, a nossa equipa de profissionais pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução para as suas necessidades.