3 considerações ao montar um corrimão de barras metálicas para exterior

Um corrimão ou grade externo é um elemento de estilo e, acima de tudo, segurança, pois permite evitar quedas ou escorregões. Por isso, os corrimãos são instalados nas bordas de uma área, seja como corrimão para terraço, corrimão de sacada ou corrimão para escadas. E como estão em contato com agentes corrosivos, costumam ser feitos de materiais metálicos resistentes e duráveis.

Você quer instalar esses fechamentos em seu terraço, sacada, escada ou área externa de passagem? Então, leve em consideração estes três aspectos que você deve considerar ao instalar um corrimão de grades metálicas para ambientes externos.

Selecione o material e o design adequados

A maioria dos corrimãos metálicos para ambientes externos é feita de ferro, aço e alumínio. Também é possível encontrar combinações de materiais e acabamentos, como aço inoxidável com madeira e vidro. E embora sejam materiais resistentes, é necessário verificar se possuem revestimentos anticorrosivos.

A escolha do material baseia-se nas condições do local onde o corrimão será instalado, na estética que você deseja alcançar, na solidez necessária e no peso que você prefere (o alumínio é leve, enquanto o aço e o ferro são mais pesados e caros). Esses fatores também podem ser aplicados ao design. Existe uma grande variedade de designs e acabamentos, portanto, escolha aquele que melhor se adapte ao espaço e ao seu gosto decorativo.

 

Balcón con bonita barandilla metálica

 

Corrimão de barras ou de painéis?

Os corrimãos de barras são comuns em uso residencial ou empresarial, especialmente para escadas. Eles são compostos por barras ou tubos metálicos de aço que são fixados com postes ou balaústres e articulações para seguir a forma da estrutura na qual são montados.

Os painéis podem ser de tela metálica ou grades metálicas. Eles oferecem um bom nível de segurança e são frequentemente usados em sacadas, terraços, pátios, plataformas e muros perimetrais.

A vantagem do painel em relação às barras é que eles vêm prontos para instalação, precisando apenas serem fixados nivelados na superfície. Enquanto as barras exigem mais etapas para sua instalação. É necessário fixar os postes, cortar os tubos para adaptá-los aos postes, determinar a inclinação dos trechos, fixar as articulações, montar o corrimão, além de rebitar e parafusar tudo corretamente.

Tipo de instalação

Existem três formas diferentes de instalar um corrimão externo: a instalação com fixação lateral (também conhecida como fixação em aplique ou estilo inglês) consiste em instalar o corrimão na borda externa de uma cornija completamente horizontal.

Na instalação com fixação ao solo (também conhecida como montagem estilo francês), o corrimão metálico é fixado ao nível da superfície em que se caminha.

 

Barandilla instalada en patio y escaleras

 

Por último, há a fixação contrapesada. O corrimão contrapesado é instalado sem fazer qualquer tipo de perfuração e é fixado com contrapesos em uma cobertura plana. Em qualquer caso, a instalação sempre ocorre a partir do chão e deve ter uma altura mínima de 90 cm ou 110 cm, de acordo com as normas vigentes. Além disso, ao fixá-lo, você deve garantir que a água não infiltre através do pavimento.

Lembre-se de que o corrimão externo não é apenas para decoração, mas também serve para que você possa se apoiar ou se inclinar em sua sacada, terraço etc., com segurança e sem risco de queda. Com nossas opções de corrimãos e grades metálicas, você obterá toda a segurança e resistência necessárias para o fechamento externo de sua casa. Entre em contato conosco se tiver dúvidas ou para solicitar um orçamento.

 

Esses produtos podem te interessar...