Tipos de fios, como escolher o certo?

Os fios são um dos materiais mais utilizados em ferragens, construção e bricolage. Graças ao seu diversidade de medidas, materiais, boa maleabilidade e resistência Podem ser enrolados ou cortados para facilitar o transporte e manuseio. Existem diferentes tipos de fios e antes de comprar um, é conveniente observar suas propriedades. Preparamos este pequeno guia para que você saiba quais fatores considerar e como escolher o tipo certo de arame .

 

Rollos de alambre galvanizado

 

Conheça os materiais dos arame

A maioria dos fios são feitos de metais diferentes, pois é um elemento que pode ser facilmente moldado e esticado. Dependendo de suas propriedades e aplicações, eles podem ser feitos de ferro, cobre, latão, alumínio ou ligas metálicas . Os mais comuns são:

  • arame de aço . É o mais utilizado, principalmentenível da indústria. É usado para unir materiais, segurar, reforçar ou prender objetos, pendurar ou levantar materiais, criar malhas, cabos, molas, etc. O aço é mais durável que o ferro e não é muito afetado pela água e outros materiais corrosivos.
  • arame de alumínio . É usado sobretudo para a construção de cercas, artesanato e construção de compressores ou aparelhos elétricos leves, pois é mais barato que o cobre.
  • arame de cobre . Devido à sua condutividade, é o mais utilizado na fabricação de cabos elétricos. No entanto, geralmente é mais caro do que as outras duas opções.

 

Alambre recocido y alambre galvanizado

 

O arame e seus formatos de entrega

A maioria dos fios são vendidos em rolos ou em bobinas , cujo comprimento em metros lineares às vezes é estabelecido pelo peso, em quilogramas de arame, e por diâmetros padronizados . E porque pode ser utilizado em ferragens, vedações, áreas agrícolas e industriais de grandes formatos, estes materiais também podem ser fabricados a pedido.

 

resistência do arame

o diâmetro do arame determina sua resistência e rigidez em grande medida. Existe uma grande variedade de diâmetros de fio e tipo de trança ou torção. vindo a se formar hastes e barras quando vários fios de arame são unidos para formar um muito grosso. Se você quiser que o cabo suporte ou levante objetos pesados, você pode verificar a resistência observando o peso que ele suporta por metro.

Por outro lado, para aumentar a resistência, geralmente têm  revestimentos galvanizados normal ou reforçado, para evitar que o arame enferruje ou corroer quando exposto ao tempo. Também pode ser endurecido por métodos de austenitização e têmpera, ou tornado mais maleável comoarame recozido, fabricado pela remoção do excesso de carbono.

 

Aplicações e usos do arame

Alambre de refuerzo en construcción

 

Você pode escolher o arame para uma ampla gama de aplicações: ornamental, fabricação de fechos metálicos, tensionamento de cercas metálicas, criação de ganchos, amarrações, estribos, anéis, molas, cabos elétricos e muito mais. É por isso que o principal a ter em mente por que voce precisa o arame e se ele será exposto ao ar livre.

Se o arame será ao ar livre  deve ter algum tratamento para evitar oxidação, corrosão e abrasão . Para isso, a melhor opção será um arame revestido de aço inoxidável, aço galvanizado ou PCV. E se o que você precisa é de um arame para reforçar a segurança e bloquear a passagem, você pode optar por umarame farpado, amplamente utilizado em conjunto commalhas de gado e em áreas militares.

Você pode encontrar uma grande variedade defios a bom preço em nosso catálogode produtos. E se você tiver dúvidas, não hesite em consultar nossa equipe de especialistas.

 

Estes produtos lhe interessam